Logo

Home

Notícias

Notícias

STJ define provas necessárias para compensação via mandado de segurança

STJ define provas necessárias para compensação via mandado de segurança

STJ define provas necessárias para compensação via mandado de segurança

A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu na quarta-feira 13/02 que, quando uma empresa usa um mandado de segurança para pedir de forma genérica o direito a uma compensação tributária, a parte só precisa comprovar que é contribuinte e credora do tributo pago indevidamente.
De acordo com o entendimento do colegiado, a apuração do valor preciso a ser compensado será feita administrativamente junto à Receita Federal, ocasião em que a empresa deve apresentar todas provas do recolhimento indevido. No processo administrativo, o contribuinte e a Fazenda podem discutir o saldo exato entre o que a empresa tem a pagar e o que a Receita tem a restituir.
Dessa forma, o STJ determinou que a parte só precisa apresentar detalhadamente as guias de pagamento no mandado de segurança caso a empresa solicite que o próprio juiz determine, especificamente, o valor das parcelas a serem compensadas pelo fisco.
A 1ª Seção, que reúne as turmas de Direito Público do tribunal, tomou a decisão por unanimidade após analisar os recursos especiais 1.365.095/SP e 1.715.256/SP, apreciados em caráter repetitivo. “Para pedir o direito à compensação não precisa juntar as guias. Mas para fazer a compensação precisa”, sintetizou durante o julgamento o relator dos casos, ministro Napoleão Nunes Maia Filho.
Estes repetitivos são um raro exemplo de processos em que os contribuintes contam com o apoio da Fazenda. No STJ, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) também defendeu que o contribuinte não precisa comprovar todos os recolhimentos indevidos caso peça genericamente o direito à compensação, já que a discussão do valor a ser compensado será travada no processo administrativo.
O processo 1.715.294/SP, que era analisado de forma conjunta aos outros dois, foi adiado a pedido do ministro Og Fernandes. O magistrado entendeu que a situação do contribuinte neste caso era diferente daquela observada nos demais.
Quando analisou o Tema 118, em 2009, o STJ já havia feito essa diferenciação entre um pedido genérico de compensação tributária e uma solicitação específica de valores a serem compensados.
No REsp 1.111.164/BA, de relatoria do ex-ministro Teori Zavascki, os ministros à época fixaram a seguinte tese: “é necessária a efetiva comprovação do recolhimento feito a maior ou indevidamente para fins de declaração do direito à compensação tributária em sede de mandado de segurança”.
Entretanto, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) afirmou, em um dos recursos afetados para análise, que a tese vinha sendo interpretada de maneiras diferentes em decisões de segunda instância. Em alguns casos, a apresentação de todas as guias era exigida mesmo que não houvesse o pedido específico de compensação.
Diante da dúvida sobre como o precedente deveria ser aplicado, em 2018 os ministros decidiram afetar estes casos para análise da 1ª Seção em caráter repetitivo, de forma que a decisão se estendesse para além das partes envolvidas. O colegiado também determinou que fossem suspensos, até a decisão do STJ, os processos que debatiam quais provas eram necessárias para pedir uma compensação por meio de mandado de segurança.
Fonte: https://www.jota.info/tributos-e-empresas/tributario/stj-mandado-de-seguranca-compensacao-14022019